quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Artigo: O futebol de salão original existe sim

O professor paranaense Wilton Carlos de Santana é um dos maiores especialistas na modalidade no Brasil, e com certeza, em todo o mundo. Acompanho seu trabalho desde 2002, acesso seu web site www.pedagogiadofutsal.com.br e leio constantemente seus artigos.
Hoje estou a frente da presidência da CFSB Confederação de Futebol de Salão do Brasil e, como Relações Públicas da Asociación Mundial de Futsal - AMF, me traz um desafio de estudar as publicações históricas da modalidade futebol de salão, futebol de cinco, futsal AMF e futsal FIFA.

Levanto algumas questões, onde é importante debater até para melhorar sempre nossos conhecimentos.
Ele escreveu sobre a história neste link http://www.pedagogiadofutsal.com.br/historia.aspx

Wilton diz: "O esporte ganha então o continente e o mundo, internacionalizando-o e despertando o interesse da FIFA em tê-lo sobre seu domínio (na década de 1980). No fim desta última o Brasil (CBFS) filia-se oficialmente à FIFA (via CBF), que passa ter uma Comissão responsável pelo futsal."

Acredito que não esteja correto, pois de acordo com o Estatuto da FIFA, ela só pode ter uma afiliada por país, ou seja, aqui no Brasil a entidade do futebol internacional tem a CBF como sua única filiada oficialmente desde 1923 (quando ainda se chamava CBD). 

O que aconteceu de fato, foi que a CBF incluiu um artigo (VIII do artigo 5º do estatuto da entidade máxima do futebol brasileiro) em seu estatuto dizendo que " (CBF) representar o Futsal do Brasil, diretamente, ou, por meio de entidade dirigente da modalidade nas competições internacionais promovidas pela FIFA, ficando a promoção de eventos de futsal no país quando e se a CBF não quiser organizá-los, subordinada a sua prévia autorização, podendo esta representação ou autorização ser cancelada ou suspensa, total ou parcialmente, a qualquer momento, a exclusivo critério da CBF;"

Ou seja, a CBFS não é filiada a FIFA. Ela, devidamente autorizada pela CBF, faz uma representação esportiva em competições oficiais organizadas pela Federação Internacional de Futebol Associado.
Numa outra parte, Wilton diz: "Hoje, mais de 130 países são filiados à FIFA"

A informação é equivocada, pois são 209 federações nacionais de futebol afiliadas a FIFA. E, em todas elas, o futsal pode ser desenvolvido como um sub esporte, uma ramificação do futebol de campo.
Quando o professor aborda a questão 'futsal olímpico', preciso registrar que o futsal Fifa já possui 'status' olímpico, pois o COI reconhece entidades esportivas e não modalidades isoladas, portanto se reconhece a FIFA, todos seus esportes, variações, ramificações, são considerados olímpico, mesmo não participando do programa dos Jogos.

Este trecho é mais interessante de analisar: "Outro ponto merece atenção: se considerarmos o enlace com a FIFA, em 1989, que projetou definitivamente este esporte em nível mundial o futsal teria pouco mais de 20 anos (e a julgar pelo que encontramos no site oficial da FIFA, esta é a sentença). Mas a rigor mesmo, há toda uma história antes disto que não pode ser desprezada."

Sim, o futsal FIFA vem de um protótipo chamado 'Futebol de 5' iniciado em meados dos anos 80, com isto, esta modalidade ou ramificação tem pouco menos de 30 anos. Acessei o site da FIFA em 2004 para pesquisas do projeto 'Sonho Olímpico' e naquela ocasião a FIFA afirmava que o futebol de salão havia nascido em 1933 no Uruguai e em 1989 teria sido absorvido pela FIFA, ainda bem que a FIFA retirou este texto equivocado de seu site dois anos depois.

Não podemos desprezar os feitos do passado do futebol de salão, muito menos a história construída diariamente, vejamos, vamos simplesmente ignorar os mundiais de 1991 na Itália, 1994 na Argentina, 1997 no México e 2000 na Bolívia organizados pela antiga FIFUSA, ou desprezar os mundiais de 2003 no Paraguai, 2007 na Argentina, 2011 na Colômbia e 2015 na Bielorrússia, realizados pela Associação Mundial de Futsal?

Sem esquecer do mundial feminino de 2008 e 2013, o mundial C.20 de 2014 e a participação da modalidade nos Jogos Mundiais de 2013.

O professor segue com sua explanação: "Quando estive em Fortaleza, onde fica a sede da CBFS, os cearenses me deram uma definição interessante: o futebol de salão existe. A FIFA é que o chama de Futsal. O fato é que havia uma necessidade de o esporte se transformar, se modernizar e isto foi muito bom e bem realizado. Com a alteração nas regras, o futebol de salão apenas se transformou. (...) Do meu ponto de vista, o futebol de salão não existe mais. O que existe é o Futsal, outro esporte, porque dotado de outras regras. É isto que se pratica no Brasil e no mundo."

Há uma informação preciosa não abordada: Durante a realização do II Mundial de Futebol de Salão na Espanha, em 1985, a FIFUSA realizou um Congresso e incluiu a palavra FUT-SAL (com hífem), nomenclatura alusiva a modalidade com suas iniciais FUTebol de SALão. Anos mais tarde a FIFA se apropriou indevidamente da palavra.

O futebol de salão resistiu mesmo com a saída do Brasil (CBFS) em 1990, seguiu seu curso entre erros e acertos da sua entidade na década de 90 e, em 2002 sob a organização da AMF iniciou um novo momento e hoje conta com 56 países afiliados e diversos outros praticantes de suas regras.

"O futebol de salão original existe sim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário