domingo, 3 de maio de 2015

Marcos Diniz (CFSB) visita ginásio do Elvira em Jacareí

Marcos Diniz (Presidente da CFSB), visitou nesta quinta-feira, dia 23 de abril, o tradicional Clube Elvira, em Jacareí para conhecer o ginásio e suas dimensões e estrutura.


"O Elvira foi referência no futebol de salão da bola pesada nos anos 80, creio que podemos fazer grandes eventos neste resgate da versão 'clássica' da modalidade", destacou Marcos Diniz


Numa prévia de medição, a quadra apontou para 24 x 14 e super bem conservada.











O Clube
O Esporte Clube Elvira, hoje somente um clube social, foi fundado no início do século XX, na ânsia pela criação de um time de futebol.  Tudo começou em 1917 quando Ubirajara Mercadante Loureiro, o Biroca, Renato Ramos de Freitas e Francisco de Lima Sobrinho decidiram formar um time de futebol com jogadores do “Esperança Futebol Clube” e do “Vila Mariana”. Os três eram funcionários da Fábrica de Meias Elvira (nome dado em homenagem à filha de seu proprietário, Manuel Lopes Leal). Em 1918, já conhecido como “Team Elvira”, a equipe que contava com jogadores da própria fábrica era formado por Biroca, Chiquinho Patrício, Raul de Lima Raposo, Zózimo, Leite, Cassianinho, Ditinho, Tirino, Felício Spadoni, Gumercindo Gomes e Lima. Sem muita estrutura, conseguiu se destacar nas competições da época e desta forma os donos da fábrica passaram a colaborar com o time.



Assim, em 23 de julho de 1920, Jacareí passou a contar oficialmente com o Esporte Clube Elvira. Naquela época, Seu Manoel ampliou seus negócios e fundou mais uma empresa, a Fábrica de Meias Alice (prédio que abrigou posteriormente a Manufactura de Tapetes Santa Helena e onde hoje está o Vilarreal Supermercados) que contava com uma ampla área, inclusive com espaço para um campo de futebol que tinha sua frente voltada para a Rua Rui Barbosa. Em 1921 o campo foi reformado por Antonio Jordão Mercadante, ganhando, então, uma arquibancada.

O “vermelhinho” fez bater mais forte os corações dos jacareienses. As partidas do Elvira eram acompanhadas com muito interesse por trabalhadores, crianças e até por uma banda de música. Quando os jogos eram fora da cidade, a torcida ia de trem e chegava a encher vários vagões. 

 O time sagrou-se campeão do interior em 1926 e revelou grandes craques como Preá, Cancio e Gradi. Em 1949 foi Vice-Campeão do Interior e Campeão do Vale do Paraíba.
Na década de 1950, foi construído o Estádio Antonio Jordão Mercadante com capacidade para três mil torcedores. Nesta mesma década, o Elvira incorporou o Clube Náutico, às margens do Rio Paraíba.

Já com estrutura para competir profissionalmente, sagrou-se campeão da Terceira Divisão Paulista em 1956, título que o levou à Divisão Intermediária. Ao total, participou por sete ocasiões do Campeonato Paulista de Futebol, a última em 1962. 
 
Após longa trajetória, o clube voltou-se somente para o lado social. Chegou a ter sete mil sócios, mas acabou acometido, assim como diversos outros clubes, por grandes dificuldades financeiras, tendo seu campo vendido para empresa do ramo imobiliário e seu clube de lazer desapropriado pela Prefeitura Municipal para a instalação de um complexo sócio / educativo denominado EducaMais.

Fonte: https://historiajacarei.wordpress.com/2011/10/18/esporte-clube-elvira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário