terça-feira, 19 de maio de 2015

Convocação de atletas da Seleção de Futebol de Salão Clássico acontece em Coletiva de Imprensa na ACM/YMCA Centro

Dia 25 de maio, no auditório da ACM/YMCA Centro, a partir das 20h30 será realizado a Coletiva de Imprensa da CFSB Confederação de Futebol de Salão do Brasil para a divulgação dos atletas convocados no masculino e feminino que defenderão as cores do Brasil nos três amistosos pré-programados na temporada: BOLIVIA, CHILE e PERU.

A Confederação de Futebol de Salão do Brasil é oriunda da ANFS que foi fundada em 6 de maio de 2005, porém, nunca saiu exatamente do papel. A Associação Nacional de Futebol de Salão, chegou até ter uma certificação internacional, mas nunca representou o país.
Com a nova gestão, a nova diretoria desde 2014 fez grandes avanços, novos árbitros foram formados e o fomento da pratica do futebol de salão clássico começou a ganhar outras cidades, estados e já começa a despontar no cenário esportivo brasileiro.

Agora em 2015, seguindo o planejamento inicial, será apresentada a sua primeira Seleção Brasileira de Futebol de Salão Clássico e com uma novidade, todos os jogos serão em rodada dupla, prestigiando tanto o masculino como o feminino.

O primeiro desafio internacional acontece no ginásio do Pacaembu, dia 27 de junho, diante da Bolívia. As seleções passarão por testes e treinos físicos na cidade de Roseira, interior do estado, onde funciona sua sede esportiva no Condomínio Elache Plaza Hotel. A sede administrativa da CFSB também funciona no Vale do Paraíba, na cidade de Jacareí.

Os treinadores já estão avaliando atletas desde o ano passado, no lado masculino, o professor Anderson Valério da cidade de Telêmaco Borba – PR possui um vasto currículo vitorioso no futsal e sua adaptação do futebol de salão clássico foi imediata. A treinadora do feminino, Liliane Silva, da cidade de Mauá, grande ABC, já possui bastante relação com as regras clássicas, atuando desde 2011.
Atletas consagrados no futsal e também no futebol de salão clássico serão mesclados para esta nova etapa do salonismo brasileiro. A entidade ainda não possui filiação internacional, mas está se preparando para uma sequência de Desafios Internacionais e torneios.

CFSB Confederação de Futebol de Salão do Brasil
A entidade foi reativada no dia 30 de março de 2014, na sede esportiva em Roseira e passou por uma verdadeira reformulação, possui cadastro no Ministério do Esporte do Brasil e seu Presidente é o jornalista Marcos Diniz para gestão 2014 a 2018. A entidade já promoveu cinco cursos de arbitragem totalmente gratuitos em várias regiões do Brasil, torneios e jogos demonstrativos para divulgar a pratica das regras clássicas. Este ano se prepara para a realização do 1º Circuito Brasileiro de Clubes, com equipes campeãs ou indicadas nos estados participantes.

Esportes com DNA ACEMISTA 
A ACM / YMCA destaca-se pelo seu pioneirismo no esporte mundial ao ter inventado os olímpicos: Basquete, em 1891, e o Vôlei, em 1895. Além disso, criou o Futsal – o Futebol de Salão –, por volta de 1930, que ainda não é disputado nas Olimpíadas, mas também carrega o DNA acemista.
Cedendo à euforia que existia pelo fato de a seleção uruguaia ter vencido a primeira Copa do Mundo de Futebol, o jovem acemista Juan Carlos Ceriani, do Instituto Técnico da Federação Sul-americana das ACMs, criou, em 1930, na ACM de Montevidéu, Uruguai, o “Indoor Football”, um futebol com a possibilidade de ser praticado em área menor, como na quadra fechada de basquete, durante qualquer época do ano. No início, as equipes variavam em número, tendo cinco, seis e até sete jogadores.
Em sua carreira profissional acemista, Ceriani foi depois secretário-geral da ACM de Montevidéu, trabalhou na Aliança Mundial das ACMs em Genebra / Suíça, e aposentou-se como secretário-geral da Confederação Latino-americana das ACMs. Ceriani foi nomeado Presidente de Honra da FIFUSA em 1992, durante o Congresso da Cidade do México.

Serviços
Coletiva de Imprensa – Seleção Brasileira (futebol de salão clássico)
Local: ACM / YMCA São Paulo
Rua Nestor Pestana, 147
São Paulo / SP
Data: 25 de Maio de 2015
Horário: 20h30


Nenhum comentário:

Postar um comentário