quarta-feira, 11 de março de 2015

Jacareí disputa no Paraná a Taça 'José Carlos da Paixão' de futebol de salão clássico

Jacareí será representada na primeira taça 'José Carlos da Paixão' de futebol de salão clássico, no próximo final de semana (14 e 15), na cidade paranaense de Siqueira Campos. Quatro equipes vão disputar o torneio: do Paraná serão os times Barril e Serapio e do estado de São Paulo o Palestra de Jacareí e o Colorado, respectivamente campeão e vice-campeão paulistas no ano passado.

O técnico da equipe é Fernando de Oliveira Necci, o Japa, empreendedor do projeto Palestra Jacareí, que este ano foi contemplado pela Life (Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte) e receberá recursos do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não-Profissional). O projeto de Japa contempla as modalidades futebol de campo e futebol de salão clássico, que é diferente do futsal (leia texto abaixo). As equipes do projeto treinam no EducaMais São João e na quadra poliesportiva da Vila Formosa.

O time que vai ao Paraná tem seis atletas de Jacareí, três de Santa Branca e um reforço vindo de São Paulo: Thiago Negri, atleta da seleção brasileira. “A equipe, que já era bem competitiva, agora melhorou com o reforço de um jogador de seleção. Estamos indo ao Paraná em busca do título do torneio mesmo”, diz Japa.
Além das disputas entre os quatro times masculinos de Paraná e São Paulo haverá dois amistosos, um sábado e outro domingo, entre as seleções femininas dos dois estados. A organização é da Federação Internacional de Futebol de Salão e da Confederação de Futebol de Salão do Brasil, sediada em Jacareí.
Diferenças entre futsal e futebol de salão -- As diferenças entre as duas modalidades esportivas são sutis: no futsal os arremessos de lateral e de canto são cobrados com os pés, o goleiro pode jogar como os pés fora da área e são válidos gols marcados dentro da área. A bola utilizada no futsal também é mais leve.

Já no futebol de salão clássico os arremessos laterais e de canto são feitos com a as mãos e não valem gols feitos de dentro da área, de onde o goleiro também não pode sair para interagir com o time, nem mesmo jogando com os pés.

A regra do futebol de salão clássico traz ainda o cartão azul, em que o atleta punido fica suspenso do jogo em andamento mas pode atuar na partida seguinte. O cartão vermelho, usado nas duas modalidades, suspende o atleta do jogo em andamento e do seguinte. Outra diferença é que no futebol de salão clássico o atleta expulso – com cartão azul ou vermelho -- pode ser substituído imediatamente. No futsal o atleta que recebe cartão vermelho só pode ser substituído depois de dois minutos de jogo corrido.

Texto na íntegra - Renato Isque (Comunicação PMJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário