quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Programa Olímpico! Futsal ou Futebol de Salão?


Claro que seria um passo importante, assim como foi para o futebol de salão clássico entrar no programa de Cali 2013 do IWGA (reconhecido pelo COI). (Foto: Reuters)


Para Buenos Aires 2018 deve ser respeitado o programa dos Jogos Olímpicos 2020 que será realizado em Tóquio no Japão. E o futsal está fora do programa de 2020.

Para ser testado em 2018, seria um ajuste do COI dentro dos Jogos da Juventude, retirando o futebol de campo (será que a AFA concordaria?).

Por outro lado, na disputa interna na Argentina, a CAFS Cafs Confederacion Argentina Futsal saiu na frente e conseguiu incluir~o futebol de salão original nos 1º Jogos Universitários Argentinos, também com apoio do Ministério do Esporte da Argentina e do Comitê Olímpico Argentino, onde a CAFS goza de um bom relacionamento.

Também vale destacar que a Argentina é pré-candidata ao próximo mundial de futebol de salão (regras AMF) em 2019 e caso se confirme, ganharia um efeito dominó em terras argentinas para o fomento das regras clássicas. Assim ganharia mais força interna até mesmo para os Jogos de 2018 ter o futebol de salão e não o futsal como modalidade teste. É esperar para ver.

Confira a matéria:
Bach estreita relações com ligas e abre as portas para testar o futsal em 2018
Além do fortalecimento das relações com ligas profissionais, presidente do COI fala sobre outros temas da Agenda 2020, como candidaturas, eventos mistos e doping

Por anos o futsal esteve em pauta, mas qualquer tipo de clamor era abafado pela incompatibilidade de interesses entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Fifa. Com a implementação da Agenda 2020, no entanto, o esporte de salão pode finalmente vislumbrar o sonhado espaço no programa dos Jogos em um futuro próximo. Disposto a honrar um dos 40 itens da lista que promete revolucionar o movimento olímpico, Thomas Bach tem intensificado as relações entre o COI e várias ligas profissionais, e finalmente sinalizou uma abertura para que o futsal seja integrado ao maior evento multiesportivo do planeta.

- Talvez tenhamos a oportunidade de testar o futsal em Buenos Aires em 2018 (Jogos Olímpicos da Juventude). Vamos ver, estamos discutindo - disse o presidente, que está no Rio de Janeiro para acompanhar o andamento das obras para 2016.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário