quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

AABB vai disputar desafio de futebol de salão em SP

Reativada no início deste ano, a Confederação de Futebol de Salão do Brasil, CFSB, está buscando resgatar o futebol de salão no país, modalidade que tem suas regras baseadas na antiga Federação Internacional de Futebol de Salão, FIFUSA. E uma das atividades que marcam este momento histórico acontece neste domingo (21), na cidade de Mauá, região metropolitana de São Paulo, envolvendo a equipe feminina da AABB Pouso Alegre.
O time comandando pelo treinador Clóvis Massafera Pereira vai participar de um desafio contra a Seleção Paulista. A AABB Pouso Alegre vai representar Minas Gerias no duelo marcado para acontecer no ginásio poliesportivo da Vila Vitória, a partir das 17 horas. “É uma honra para a nossa equipe poder participar de um momento tão especial como esse. Espero que possamos fazer um bom jogo”, comenta o treinador.

Futebol de Salão x Futsal
Apesar da grande semelhança, Futebol de Salão e Futsal não são o mesmo esporte. As diferenças entre as modalidades limitam-se a poucas regras, mas que acabam influenciando na dinâmica do jogo. Além disso, a questão política os diferencia já que o Futsal é de responsabilidade da FIFA, enquanto o Futebol de Salão foi regido até a década de 90 pela FIFUSA, e desde 2002 pela Associação Mundial de Futsal, AMF.
Embora mantenham em comum sua essência, algumas regras criaram peculiaridades em cada uma das modalidades: o Futsal, com uma bola mais leve e com a valorização do uso dos pés adquiriu maior semelhança com o Futebol de Campo e ganhou outra dinâmica com novas regras, permitir que até o goleiro atue como jogador de linha quando ele está fora da sua área.

Já o Futebol de Salão, buscando sempre preservar as regras originais criadas na década de 30, manteve as características de uma modalidade indoor, com um jogo mais no chão, reduzindo o jogo aéreo, devido ao peso da bola, com laterais e escanteios cobrados com as mãos. Dessa forma, a dinâmica do jogo tornou-se diferenciada entre as modalidades.

por: Carlos Manoel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário