quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Presidente da CFSB comenta no quadro "Bate-Pronto" do V&E

Em entrevista que será publicado no jornal VALE ESPORTIVO "V&E", o Presidente da CFSB responde para o quadro BATE-PRONTO algumas das dúvidas da redação.



BATE-PRONTO COM O PRESIDENTE DA CFSB
Marcos Diniz responde de 'bate-pronto' algumas questões do salonismo mundial e brasileiro.

Sobre AMF
Associação Mundial de Futsal
Atual Presidente: Rolando Alarcon Rios

Aprendi a admirar a Associação Mundial de Futsal fundada em 2002, uma entidade que conseguiu reunir um grupo de salonistas que defendem a originalidade do esporte. Faz regularmente as competições mundiais desde a fundação e abriu espaço para o feminino com duas edições oficiais.

Não teve do Brasil o apoio necessário no ato da sua fundação, acabou certificando uma nova entidade (ANFS) em 2005, devidamente documentada, mas que não cumpriu esportivamente os anseios da AMF. 

Posteriormente, para não ficar sem a representatividade brasileira, o que enfraqueceria o projeto, aceitou uma entidade irregular contrariando seu próprio estatuto pois emitiu um certificado em 2006 a uma entidade
que estava na ocasião sem registro atualizado num período de uma década. (Recentemente, de forma apressada, esta entidade brasileira buscou a sua regularização para não perder espaço.)

Não é reconhecida pelo COI Comitê Olímpico Internacional.

Participei como convidado do Congresso Ordinário de 2014, uma grande experiência esportiva estar ao lado de lutadores do esporte.


Sobre a FIFA
Federação Internacional de Futebol Associado
Atual Presidente: Joseph Blatter




Inventou um futebol de 5 para combater o futebol de salão nos anos 80, assediou os salonistas em todo o mundo e conseguiu minar a força da modalidade em países estratégicos como Brasil e Espanha. Considera a modalidade como apenas um subproduto, obriga as filiadas continentais e nacionais a organizarem certames e não investe no feminino.

Mantém uma comissão da modalidade onde não tem nenhum representante autêntico do esporte e combate de forma ostensiva a modalidade original. 

É membro e reconhecida pelo COI Comitê Olímpico Internacional.

Participei do I Seminário oficial em parceria com a Conmebol realizado em Montevidéu em 2006 para a expansão sul-americana, onde pude perceber o descaso total da maioria dos representantes sul-americanos e uma tremenda arrogância brasileira.


Sobre a FIFUSA
Federação Internacional de Futebol de Salão
Atual Presidente: Entidade sem atividade
 
Entidade histórica fundada em 1971, passou por uma grande expansão nos anos 80, muito perseguida e boicotada pela FIFA, parte de seus dirigentes cedeu nos anos 90 e sucumbiu até ir desaparecendo aos poucos. Legalmente teve seu CNPJ (registro) baixado no Brasil automaticamente no dia 31 de dezembro de 2008 por inatividade. Realizou os mundiais de 1982, 1985 e 1988. Depois, com o apoio da recém criada Confederação Pan-Americana de Futebol de Salão, realizou os mundiais de 1991, 1994, 1997 e 2000.


Sobre a AIFS
Associação Internacional de Futsal - Sonho Olímpico
Atual Presidente: Sem Eleição
 
Projeto iniciado em 2007, teve três reuniões chaves para a fundação em 2012 nas cidades de Carlos Barbosa (Brasil), Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai). Em 2013 teve a sua concretização jurídica. Particularmente já não fazia mais parte do projeto no momento.

Fui membro fundador da Associação Internacional de Futsal e seu principal articulador na ocasião para sua constituição, entidade que teve seu intuito principal estabelecido para fomentar a mensagem do
futsal olímpico. Atualmente não tem representatividade e nenhuma atividade evidente.

Sobre a CBFS
Confederação Brasileira de Futebol de Salão
Atual Presidente: Renan Tavares
 
Entidade histórica do futebol de salão, fundada em 1979, conquistou dois títulos mundiais em 1982 e 1985 e um vice-campeonato em 1988. Desistiu oficialmente em 1990 de praticar a modalidade para adotar as regras do futsal FIFA, é representante da CBF perante a entidade do futebol, onde detém a hegemonia daquela modalidade.

Teve como Presidente o senhor Aécio de Borba Vasconcelos desde a fundação até a sua renúncia em 2014, o atual presidente é Renan Tavares e enfrenta uma crise financeira e uma oposição forte liderada por algumas das federações estaduais filiadas. Pratica e administra o futsal FIFA no Brasil. Não é filiada internacionalmente a nenhum organismo.

Sobre a CNFS
Confederação Nacional de Futebol de Salão
Atual Presidente: Florêncio Nochieri
 
Entidade fundada em 1991 que entrou no lugar da CBFS para representar o país perante a FIFUSA, teve como seu principal dirigente Getulio Barbosa Horta e representou o Brasil nos mundiais promovidos na década de 90, com o nome de Associação Brasileira de Futebol de Salão (ABFS).

Com o falecimento do Presidente 'Cebola' em 2000, assumiu o português Sr. Oliveira ficando no poder até 2004, quando também faleceu. Recebeu o certificado da AMF em 2006 e representa esportivamente o país desde então. Não colheu bons resultados nos Campeonatos Mundiais oficiais da entidade mundial e ficou quase uma década sem atualização de documentos, eleições regulares e novo estatuto.

É filiada a Associação Mundial de Futsal.

Seu atual Presidente é o ex-árbitro Florencio Nochieri, gestão 2014/2018. Pratica e administra o futsal AMF no Brasil.

Sobre a CFSB
Confederação de Futebol de Salão do Brasil
Atual Presidente: Marcos Paulo Diniz




Entidade que assumimos para gestão 2014/2018, foi fundada em 2005 na cidade de Indaiatuba, com o nome de ANFS Associação Nacional de Futebol de Salão, teve o primeiro certificado AMF em 2005.

Nunca representou o país nas competições da Associação Mundial e teve o registro considerado sem efeito de certificação. Após a disputa de representatividade brasileira, optou pela pratica e administração do "Futebol de Salão Clássico" no Brasil.

Não é vinculada a nenhum organismo internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário