sábado, 8 de novembro de 2014

FEMININO: Futsal Fifa, Futsal AMF e Futebol de Salão Clássico (Fifusa)

"...não existe uma Eliminatória, um torneio classificatório, muito menos um ranking para definir quem participará....Vai quem tem grana para participar e, neste momento, o Brasil não tem!"

Estive presente no I Sul-Americano de Futsal Feminino 2005 (regras FIFA) em todos os jogos, colaborando de certa forma com a sua organização. O evento era OFICIAL da Conmebol e dava sinais de que o 'feminino' iria crescer e ter mais atenção dali em diante. Três anos antes, o estado de São Paulo havia sediado o I Brasileiro de Seleções Feminino (evento que não existe mais doze anos depois).
A Conmebol realizou em 2005 (Barueri), 2007 (Guayaquil), 2009 (Campinas) e 2011 (Maracay). Só não estive neste último. Este cenário que hoje muitos reclamam já era evidente, pois as duas últimas competições tiveram problemas e foram organizadas na 'marra' e já destacamos que em 2013 não houve a competição.
"Esta é a única competição oficial no mundo para o futsal feminino com as regras FIFA."
No Futsal AMF houve uma tentativa de mundial em 2006, mas o torneio não foi oficializado pela cúpula da Associação Mundial de Futsal. Porém, conseguiram realizar com sucesso os mundiais de 2008 em Réus na Espanha e 2013 em Barrancabermeja ( O Brasil não esteve presente na primeira e ficou na última colocação na segunda edição nestas competições).
Mundial ou Torneio?
Enquanto a AMF fez dois mundiais, a FIFA não se importou e até agora não fez nenhum. Isto resulta no que está acontecendo com a Seleção Brasileira de Futsal (CBFS), pois como é apenas um torneio internacional anual, os compromissos são estritamente da sediante (sem nenhum tipo de ajuda dos futebolistas) e agora repassados aos convidados, já que não existe uma Eliminatória, um torneio classificatório, muito menos um ranking para definir quem participará....Vai quem tem grana para participar e, neste momento, o Brasil não tem!

No futebol de salão clássico (regras FIFUSA), não existe nada até pq a entidade está parada e encerrada juridicamente no Brasil desde 31/12/2008. Lembrando que a FIFUSA só autorizou a pratica do futebol de salão feminino em meados dos anos 80, mas nunca organizou uma competição.

No futsal FIFA ( o mais famoso aqui entre os brasileiros), o país detém a hegemonia e conquistou todos os torneios realizados anualmente, são eles: 2010 (Espanha), 2011 (Brasil), 2012 (Portugal) e 2013 (Espanha). Em 2014 seria na Rússia, agora na Costa Rica e o Brasil por enquanto não vai. Recordamos que em 2013 a Espanha "salvou" a competição, pois a Venezuela desistiu em cima da hora de organizar.

Conclusão: O esporte feminino sempre e quase em todas as modalidades é desprestigiado, isto é o retrato da falta de certames bem organizados de forma regional, uma maior expansão internacional e, principalmente, atenção das entidades de administração mundial. O fato positivo é que pelo menos no futsal feminino o Brasil realmente desafia seleções internacionais e não um punhado de brasileiros naturalizados vestindo a camisa de outras nações atingindo quase que sua totalidade, como acontece no masculino. Este problema não é visto nas regras AMF, as seleções no feminino e masculino são mais autênticas. 

Por Marcos Diniz - Jornalista e Presidente da CFSB Confederação de Futebol de Salão do Brasil (entidade simpatizante das regras do futebol de salão clássico)

Foto 1 - Seleção Brasileira de Futsal Fifa (CBFS)
Foto 2 - Seleção Brasileira de Futsal Fifa - 2010 (CBFS)
Foto 3 - Seleção Brasileira de Futebol de Salão - 1998 (ABFS)
Foto 4 - Seleção Brasileira de Futsal AMF - 2012 (CNFS)





Nenhum comentário:

Postar um comentário