quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Futebol de Salão original nos países Lusofonos

Projeto Esportivo da Lusofonia adota "Futebol de Salão" (regras AMF) para suas atividades. Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, são os países pertencentes ao movimento lusófono mundial, ou seja, um conjunto de algumas identidades culturais existentes em países, regiões, estados ou cidades falantes da língua portuguesa.

JOGOS DA LUSOFONIA
Os primeiros Jogos da Lusofonia foram realizados em Macau (China) de 7 a 15 de outubro de 2006. A segunda edição dos jogos ocorreu em 2009 sendo a sua organização atribuída a Portugal. A terceira edição dos jogos foram realizados em 2014 no estado de Goa na Índia.

A quarta edição será realizada na cidade de Maputo, em Moçambique em 2017. A quinta edição será em Luanda, Angola, em 2021.

Nas duas primeiras edições (Macau e Portugal) foi escolhida o futsal (regras FIFA) e na terceira edição, GOA (Índia), a modalidade não foi incluída, o que abriu possibilidades para o futebol de salão (regras AMF).

"Com apoio dos países membros da ACOLOP poderemos apresentar um projeto para que o futsal retorne, mas na versão do futebol de salão tradicional. E levaremos estas informações a Comissão de Movimento Olímpico da AMF para as devidas providências." comentou Marcos Diniz - Presidente da CFSB.

"Nossa entidade, mesmo filiada da AMF desde 2005, não representa o Brasil em nome da Associação Mundial de Futebol de Salão, porém, como somos fiéis e simpatizantes ao futsal clássico, iremos trabalhar em conjunto com os países coirmãos para iniciarmos um projeto em Maputo, Moçambique" - destacou Marcos Diniz

Nota: Nenhum dos países lusófonos (exceto Brasil) é filiado a AMF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário