domingo, 3 de agosto de 2014

Texto oficial do gestor esportivo Karluso Lima - Ceará

Karluso Lima é gestor esportivo, responsável pela Federação Cearense de Desporto Escolar e pela Federação de Futebol de Salão do Estado do Ceará, Vice-Presidente de Competições da CFSB Confederação de Futebol de Salão do Brasil e acabou de publicar uma nota oficial intitulada "As multifacetas da difamada Verdade" em redes sociais para esclarecer inúmeras situações ocorridas no futebol de salão em sua visão pessoal. (sua opinião não expressa a posição oficial da entidade CFSB), porém concordamos e respeitamos sua postura ética e idônea.


Em AZUL o Presidente da CFSB, Sr. Marcos Diniz faz comentários a este importante esclarecimento do Sr. Karluso.

Por Karluso Lima
As multifacetas da difamada Verdade

Hoje faz exatos 1 ano e 3 meses da minha descoberta e decisão de lutar pelo ressurgimento do Futebol de Salão - Regras Clássicas, e por este e outros motivos resolvi escrever este texto; Fato claro que não sou detentor da verdade, mas um simples participante de uma história que hoje resolvo publicar.

No início de maio de 2013 em uma "das noites sem sono" resolvo buscar um jogo de Futsal para assistir no youtube; E como amante do esporte resolvi procurar jogos que não tinha assistido, então busquei por "Futbol de Salon Mundial" e assim o Youtube me apresentou opções, que logo escolhi a primeira
.


E devo confessar amigos, foi essa decisão que marcaria meus meses a seguir; Pois naquele dia um amor misturado ao frio da barriga que só sentia quando entrava em quadra para atuar no Futebol de Salão eu havia sentido. Sim, era algo diferente.

Nos primeiros minutos e nos vídeos a seguir, um após outro, via o Futebol de Salão que no Brasil havia sido extinto, mas que para muitos existia, e era forte e combativo como sempre foi. Já não conseguia esperar o dia nascer para buscar informações. Eu queria muito!

Foi então que descobri o Futebol de Salão Brasileiro, que só existia em São Paulo, e de forma tímida, sem apoio e sem muita divulgação. Mas sinceramente, isso é o que menos importava; O que me fomentava era aquele "frio na barriga". Logo entrei em contato, e de forma direta marquei um encontro para os próximos dias, em São Paulo mesmo. 


Gina Anjos e CNFS
Meu primeiro contato foi com a Sra. Gina Anjos, marcamos a data de 16 de Maio de 2013; Eu e Roberto Genuca embarcamos em busca da bola pesada. A primeira impressão foi ótima, todos demonstravam serem amantes do esporte, e um grupo unido em busca da sua revitalização. Certamente o crescimento seria CERTO!


Nessa reunião apresentei a solicitação de participação, desejava iniciar o trabalho imediatamente, citei experiências nossas, e indiquei o que poderíamos fazer de imediato para ajudar. Foi então que solicitei as documentações necessárias para a tal "reserva de mercado" nesse caso direitos de afiliação para exploração do Futebol de Salão no Ceará. Então o assunto começou a parar, sempre havia algum entrave e a resposta que recebia é que tinha que esperar o departamento jurídico; Este que nunca chegava ou aparecia.

Então após 6 meses de tratativas o assunto esfriou e morreu.

Marcos Diniz e CNFS

No final de 2013 surge uma luz no fim do Túnel. Era Marcos Diniz, nome de reconhecido trabalho no Futsal (hoje chamo de Futsal FIFA), que era apresentado pela CNFS (Confederação Nacional de Futebol de Salão) com seu CEO (Nome dado ao Cargo de Manager). Poxa, isso era o que faltava, o sonho ressurgiu. Logo adicionei-o ao Face, e pedi a Gina que o informasse sobre o Ceará. Nas redes sociais, jornais e televisão já víamos claramente um novo momento. Foi então que fui convidado para estar em São Paulo para uma reunião com os representantes da CNFS com a comandante Gina Anjos e o CEO Marcos Diniz, lá estavam representantes de São Paulo (Várias Regiões), Paraná, Ceará e Pernambuco. A Reunião foi incrível, a certeza de crescimento era completa!




MD: Conheci o Sr. Karluso no inicio de Dezembro e logo percebi sua paixão pelo tradicional de futebol de salão, seu interesse e sua vontade de trabalhar com o novo projeto. Apresentei o planejamento cuidadosamente elaborado por mim, aprovado pela Coordenadora da CNFS, que iríamos atuar forte a partir do 1º de janeiro de 2014, quando seria anunciado oficialmente como CEO da entidade nacional. Convidei Sr. Karluso para compor no organograma dentro da minha equipe de trabalho e apoio, prontamente aceita por ele.

O Início do Problema

Mais uma vez não foram apresentados documentos, e a mesma conversa de um ano atrás sobre o "jurídico" foi contada. Sim, um ano depois. Foi aí que resolvi fazer uma consulta do CNPJ da entidade foi quando constatei que a entidade nunca foi dirigida pela Sra. Gina Anjos de direito. Após a morte do Sr. Manuel Certã, a entidade ficou sem presidente. E durante 10(anos) um grupo de pessoas geriu e assinou pela entidade sem legalidade jurídica.

No próprio site da CNFS informa que após a morte do Sr. Certã, o Sr. Jadilmar o sucedeu e logo após o Sr. José Mauricio. Vale ressaltar que segundo a CNFS a afiliação da AMF veio na Gestão do Sr. Jadilmar da Silva que presidiu a entidade de 2004 a 2008. como segue abaixo:


MD: Este foi o fato principal da nossa angústia, afirmar que teríamos o documentos e nos fazer esperar esse 'tal' de jurídico liberar a documentação. Além disto, fiquei desapontado, pois havia um acordo para que além de CEO na entidade nacional, eu assumiria a estadual para colaborar com a entidade e o trato não foi cumprido.

A Existência da CFSB

Após tudo que descobrimos foi passado para Sra. Gina Anjos, que após negar os fatos, recuou e informou que haviam esses problemas e que trabalhariam para solucioná-los. Em mais algumas pesquisas observamos que além da documentação está em contradição com o que foi apresentado por mais de 10 anos; Optamos por criar uma nova entidade, que de pronto foi convidada a Sra. Gina Anjos e demais da CNFS para sua participação.



MD: Inúmeras foram as tentativas de convencê-la a compor conosco no novo projeto ou no anterior, uma Diretoria forte, comprometida e legal juridicamente. Lamentavelmente não foi aceita pela mesma.




Fusão ANFS x CNFS
Então após todos os acontecimentos marcamos a fusão, para surgimento da CFSB, para surpresa geral apresentaram-se um grupo da CNFS falando que não permitiriam o seguimento da reunião. E que não poderíamos falar em nome da CNFS. Ainda citaram que a Sra. Gina Anjos estava doente e por isso não estava lá também; De pronto solicitei a presidência para atender o pleito e que cada um tivesse seu direito resguardado em ata. Fato que foi reconhecido dias após em cartório. Mais uma vez seguíamos sem uma definição clara de futuro para o Futebol de Salão Brasileiro.

MD: Nossa Assembleia foi aberta, local e horário divulgados amplamente, dois jornais de circulação divulgaram aos interessados. Um a um foram convidados a participarem, o grupo apareceu, teve voz, criticou, se exaltaram e em nenhum momento divulgaram que tinham feito uma eleição as pressas, retroativa e em tempo recorde sem a participação de convidados e interessados. O resultado na nossa tentativa de fusão ANFS e CNFS foi que não trouxe ônus a nenhuma entidade, pois encerramos informando em ata que não iríamos propor mais a incorporação naquele momento. 

Reunião na AMF
Seguimos para Assunção no Paraguai disposto a buscar uma solução para que o Futebol de Salão viesse a crescer, para minha surpresa a Sra. Gina Anjos, que no dia anterior foi apresentada na reunião pelos participantes do seu grupo com doente, já estava no paraguai. Mas enfim, em nada mudaria o propósito. Afinal o desejo era buscar a regularidade e apresentar propostas reais de crescimento. E tudo foi maravilhoso, desde a recepção as reuniões e longas conversas em grupo; Além da Assembleia Geral da AMF, na qual tivemos a honra de participar Eu (Karluso Lima), Marcos Diniz e a Sra. Gina Anjos.


MD: Simpatizantes do grupo contrario prepararam e-mails anônimos (EM PORTUGUÊS) para a AMF sugerindo que a minha presença no Paraguai seria como um ESPIÃO FIFA, algo lamentável para a postura de pessoas que gostariam de comandar um esporte em nível nacional. Outros tentaram nos ridicularizar, postando ironicamente que seríamos mal tratados na AMF, que levaríamos um "pé na bunda", expressão que incitou revolta aos membros do nosso grupo. De forma elegante, nos posicionamos como pessoas de bem, sem interferência, postura esta elogiada até pelo Presidente da entidade mundial, Sr. Rolando Alarcon. Também assinamos a lista de presentes oficiais do respectivo  Congresso.

A Surpresa
Surge então, após 10 anos uma eleição da CNFS, retroativa com data 16/03 que elege uma nova diretoria em tempo recorde, sem convidar interessados ou publicizar a assembleia em seu site oficial ou facebook. O Fato é que após uma década a Confederação Nacional de Futebol de Salão tinha de fato um presidente. Desta vez o Sr. Florêncio Nochiere; Homem de bem que havia conhecido na reunião em Janeiro. No qual sempre me dei muito bem, e tenho um grande respeito.

E agora?
A Forma em que tudo aconteceu não foi a mais clara, muito menos a mais correta, porém o cartório a validou e hoje existem duas Confederações "legais" que dirigem o Futebol de Salão Brasileiro. O que as distingue são suas administrações, por um lado a CFSB liderada pelo Sr. Marcos Diniz, especialista em Gestão Esportiva; Por outro lado a CNFS liderada pelo Sr. Florêncio Nochiere, árbitro internacional AMF e assessorado pela Sra. Gina Anjos.

Hoje a AMF (Associação Mundial de Futebol de Salão) tem como reconhecida a CNFS, mesmo que a tenha recebido em 2006 sem a comprovação jurídica, visto que pelo que já vimos neste período Jadilmar da Silva era o presidente sem ter sido legalmente eleito.

Em maio de 2014, a AMF convidou o Sr. Marcos Diniz a Assunção e recebeu de suas mãos o projeto de trabalho, e acertou que até 30 de Julho de 2014 definiria a situação optando por uma das entidades. Inclusive citando critérios para a escolha. De fato há uma indefinição pela entidade internacional. Porém exigimos que a AMF resolva suas pendências sem que gere problemas aos estados filiados. Essa indefinição além de gerar uma grande repercussão negativa no facebook e de boca a boca, trás prejuízos logísticos e financeiros, além de trazer para o esporte um clima de desconfiança.

Hoje apenas uma certeza tenho em mente, a Gestão da Sra. Gina Anjos trouxe um sério prejuízo ao esporte, e quer seja na CFSB, na CNFS ou na AMF sua manutenção trás desconforto quer seja de parceiros que tiveram acordos descumpridos, treinadores e árbitros que não tiveram suas contas acertadas, países que sofreram com o descumprimento de acordos internacionais. Que seja a mim, que gastei muito buscando ser filiado a uma entidade que não poderia ter filiados por estar ilegal.

Considerações
Não permitiremos que o estatuto de uma entidade nacional seja gerida por clubes ou equipes, uma entidade nacional deve ter como filiados Federações Estaduais reconhecidas juridicamente. Mostrem lisura e clareza e não aceitem interferências de pessoas, ou clubes que não possuem legitimidade para atuarem. E para encerrar não permitam que entidades utilizem de suas insígnias sem terem legitimidade para atuar. Desejo respeito ao Futebol de Salão Nacional. Além disso é inaceitável que o Futebol de Salão seja um esporte de São Paulo, trabalhem com o intuito de fomentá-lo pelo Brasil.

AMF (Associação Mundial de Futebol de Salão), o Brasil merece respeito. É inaceitável esse massacre que estamos vivenciando nas redes sociais. Tomem uma postura clara, informem a todos no Facebook, definam o futuro do Futebol de Salão em sua entidade. De lado a lado, é desumano e desleal ver a luta do Sr. Marcos por legitimidade, e por outro lado agora do Sr. Florencio, que entre trancos e barrancos busca solucionar conflitos e enganos de 10 anos.

A Única certeza que possua é que o ideal seria termos o Sr. Florencio e o Sr. Marcos na mesma entidade, trabalhando unidos pelo Futebol de Salão. Mas como não é possível uma solução imediata é necessária, afinal só após isso ocorrer os lados se acomodarão e todos poderão voltar a conversar sem guerras ou ódio.


MP: Realmente não é possível nenhuma forma de trabalho em conjunto, por alguns motívos claros: 1-) Quando perguntado sobre a situação jurídica, as informações recebidas não correspondiam com a verdade. 2-) Abriram um processo sem cabimento a minha pessoa, colocando-me como RÉU (processo este que por duas vezes foi indeferido pela Juíza), no processo alegam inverdades. 3-) O projeto esportivo não caminha na mesma direção da CFSB.




Em tempo: Não podia encerrar sem parabenizar e agradecer pelo trabalho que a Sra. Vera Ferreira e o Sr. Celso Marques vem fazendo pelo Futebol de Salão, pois sou testemunha e acompanho o desempenho de ambos. Além de parabenizar o Sr. Adilson Ferreira pelo belíssimo evento realizado em Miguelópolis. Na diferença o Futebol de Salão crescerá.



#AMFdefinaoBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário