quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Quem é órfão de afiliação e reconhecimento?

Preparando a finalização da apresentação do tema "Futuro do Futebol de Salão" para a palestra do 1º Encontro em Jacareí, lembro-me da minha apresentação na USP em 2013 quando comentei sobre as duas entidades gestoras do futsal e futebol de salão no Brasil.


A CBFS já está consolidada e fez um trabalho de crescimento constante desde a sua fundação em 1979, lembrando que era uma entidade de futebol de salão em sua origem. Foi afiliada a FIFUSA entre 1979 e 1990 quando se desligou oficialmente para aderir as regras da FIFA. A CBFS não é afiliada a CBF, muito menos à FIFA, mas goza do prestigio do futebol para gerir o futebol de 5 ou futsal moderno dentro do país e representá-lo internacionalmente, lembrando que até o mundial da FIFA de 2004 era obrigada a estampar no peito a sigla da CBF (futebol) e foi obrigada a retirar suas duas estrelas mundiais (1982 e 1985) no Mundial de 2012.

Os CON's (Comitês Olimpicos Nacionais), reconhecem diversas modalidades esportivas e suas entidades perante ao mundo, por exemplo, o COM (Comitê Olimpico Mexicano ) reconhece oficialmente a Federação de Futebol Mexicana (FEMEXFUT) e todas as suas variações esportivas e neste contexto incluímos também o futsal, por outro lado reconhece há mais de 30 anos a Federação de Futebol de Salão Mexicana, ou seja, o futebol de salão original. Isto acontece em muitos países, assim como no Brasil, em que o COB reconhece a CBF (afiliada) e suas modalidades e a CBFS (vinculada). Sendo a única entidade existente no mundo para administrar nacionalmente o futsal da FIFA.

No meio desta 'bagunça' esportiva brasileira, nasceu a ABFS (Associação Brasileira de Futebol de Salão), dando origem a CNFS (Confederação Nacional de Futebol de Salão) em 1991. Uma entidade reconhecida e afiliada pela FIFUSA de 91 até 2000 e afiliada a AMF desde 2006. Antes nasceu a ANFS em 2005 que também teve seu reconhecimento por um ano da entidade mundial do futebol de salão.

Muitos podem afirmar que o futsal oficial seria o clone da FIFA, mas daí fica a pergunta, quem oficializou isto? o COI? 

O COI não tem o poder de oficializar ou não oficializar modalidades e práticas esportivas, sendo assim, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) não seria um esporte oficial, pois também não é afiliada pelo Comitê Olímpico Internacional, apenas reconhecida,  ou o rúgbi que só retornou quase cem anos depois ao programa. Sem falar na nova onda de esportes marciais, o MMA, que também tem a sua federação internacional (IMMAF) recentemente criada não sendo considerada um esporte 'oficial'. Isto é uma pura balela.

O fato é que com o reconhecimento do COI, no ano de 2000, para a FIFA como gestora do futsal mundial, criou-se uma lenda de que o futebol de salão não era uma prática legal ou oficial. Esta declaração poderá ser revertida conforme prevê a 'Carta Olímpica', 10% + 1 das solicitações dos CON's, bastariam 21 comitês olímpicos nacionais. 

O futebol de salão só morrerá no mundo se não tiver mais adeptos. O que precisa é se organizar cada vez mais, melhorar seu desenvolvimento, buscar soluções para seus problemas.


3 comentários:

  1. a EXPLANAÇÃO EM ESTILO DINÂMICO TORNOU-SE UM POUCO CONFUSA.
    GOSTARIA DE RECORDAR QUE A FAFUSA (CRIADA POR UM GRUPO POR MIM LIDERADO) - FEDERAÇÃO ANGOLANA DE FUTEBOL DE SALÃO, FILIOU-SE NA FIFUSA E FOI RECONHECIDA NÃO SÓ PELO MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DOS DESPORTOS DE ANGOLA COMO PELO COMITÉ OLÍMPICO ANGOLANO. APÓS A MINHA SAÍDA DA SUA PRESIDÊNCIA POR RAZÕES DE SAÚDE NO SEIO DA FAMÍLIA, OS MEUS SUCESSORES BANDEARAM-SE PARA O LADO DA FIFA.

    ResponderExcluir
  2. Sim, tenho conhecimento do histórico da FAFUSA de Angola. Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  3. Sim, tenho conhecimento do histórico da FAFUSA de Angola. Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir