segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Futebol de Salão pede passagem em Jacareí

Realizado no sábado, dia 24 de agosto, em Jacareí; o 1° Encontro de Futebol de Salão do Vale do Paraíba reuniu algumas pessoas no Anfiteatro da Anhanguera, pedindo passagem para a modalidade.


Foto: Marcos Diniz e Talita. Crédito: Divulgação




Amantes e personagens do esporte puderam acompanhar uma série de apresentações interessantíssimas sobre o Futebol de Salão, prática esportiva pouco difundida no país, diferente do chamado Futsal, acolhido pela FIFA.

Idealizado pelo jornalista Marcos Diniz, o 1° Encontro de Futebol de Salão do Vale do Paraíba foi promovido pela CNFS e pela APFS, respectivamente, Confederação Nacional e Associação Paulista de Futebol de Salão.


Histórico

O Futebol de Salão ou Futsal, surge na década de 30 no Uruguai. No Brasil, a CBFS, Confederação Brasileira de Futsal, nasce em 1971. A entidade filia-se a FIFUSA em 79 e se mantém assim, até 1990, quando pede sua desfiliação.

Esse cenário estimula o nascimento da CNFS, em 1991. A Confederação Nacional de Futebol de Salão se filia a FIFUSA, permanece assim de 91 até 2000 e depois disso, filia-se a AMF, Associação Mundial.

Com a CBFS vinculada a FIFA e a CNFS a AMF, cria-se um impasse e a mesma modalidade, com algumas diferenças na regra do jogo, passa a ter duas frentes.

Pelo poder que possui, financeiro e político, a FIFA "promove" seu esporte e boicota o chamado Futebol de Salão, modalidade essa, que é reconhecida em muitos países, atraindo públicos enormes aos ginásios.

Quando falamos em Futsal no Brasil, os eventos badalados, impulsionados pela grande mídia, com shows de bola de Falcão, veem logo a mente. Mas existe vida além desse cenário.

No final de 2012, por exemplo, a Seleção Brasileira Feminina da CNFS, sagrou-se campeã do Pré-Mundial da Associação Mundial de Futsal, disputado na cidade de Valera, na Venezuela.

E no masculino, o país também comemora conquistas importantes, tanto que recentemente, o Brasil garantiu a medalha de bronze dos Jogos Mundiais de Cali, na Colômbia.

Depoimentos

Coordenadora Geral da CNFS, Gina Anjos esteve em Jacareí e deixou claro seu principal intuito. "O objetivo de participar desse evento é dizer; nós existimos", afirmou.

"O futsal no modelo FIFA, só é forte em dois ou três países. No restante do mundo, o futebol de salão tem muito mais força", garantiu.

Liliane Silva, técnica da Seleção Feminina que nesse segundo semestre disputa o II Mundial de Seleções, também esteve no encontro e deixou seu depoimento.

"Eu abracei a causa da CNFS devido a alguns fatores. Encontrar estrutura no futsal feminino não é fácil. A Federação impõe taxas altas e ainda temos outros gastos. Na APFS os custos são bem menores e as competições tornam-se mais acessíveis. Existe de fato, oportunidade para todos", explicou.

Resumo

Foram mais de cinco horas de atividade, com explanações de integrantes da Confederação Nacional de Futebol de Salão e do jornalista Marcos Diniz. O objetivo era plantar a semente da modalidade no Vale do Paraíba, e ele foi alcançado.

O Futebol de Salão foi divulgado com a apresentação de inúmeras informações importantes, e todos os presentes foram convidados à participarem do processo de fortalecimento da Nobre Arte Brasileira da Bola Pesada.

Quem quiser saber mais sobre o assunto, pode acessar o site da CNFS (www.cnfsfutsal.com.br) ou ainda, procurar a fanpage do Futsal Olímpico no Facebook.

Paixão Por Esporte esteve presente no Encontro e falando no Facebook, visite a nossa galeria de fotos e acompanhe algumas imagens do evento.

Por Talita Leite
Texto e Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário