segunda-feira, 29 de julho de 2013

Futebol de Salão no World Games 2013 em Cali

Esta semana conversei com José Echeverry Azcárate, diretor geral dos Jogos Mundiais 2013 que está sendo realizado em Cali. O evento tem a chancela do COI (inclusive Jacques Rogge abriu oficialmente o evento), ele me garantiu que o convite para o futebol de salão (regras AMF) aconteceu pois a modalidade ressurgiu com muita força em todo o mundo. Se organizou em todos os continentes e está nas mãos de salonistas, enquanto o futsal FIFA, no âmbito internacional está nas mãos de homens do futebol de campo.

Sabemos que somente no Brasil existe uma confederação, no resto do mundo são meros departamentos que cuidam muitas vezes de outras modalidades consideradas ‘ramificações’. Já Ron Froehlich, presidente de IWGA, disse que cada vez mais os Jogos Mundiais são referencias e pré-requisito para entrar e como o COI mudou algumas regras limitando 28 modalidades e não mais 300 eventos, o futsal FIFA não entra mais. Porque ele só entraria como evento do futebol e não como esporte.

A recente comissão criada da AMF (em 2007) para cuidar do assunto já está reunindo 20 cartas de apoios dos CON’s para derrubar a nota oficial do IOC de 2000 que reconhecia somente o futsal na FIFA e não da FIFUSA (lembrando que a FIFUSA está sem atividade desde 2002 e a sua sucessora é a AMF).
No México em 2011, a arrogância do futsal FIFA e a falta de interesse da Femexfut não só deixou o futsal de fora dos Jogos Pan-Americanos como atrapalhou o futebol de salão, já que o Presidente da Federação Mexicana de futebol de salão goza de prestigio no COM e na ODEPA.

Após 12 anos estudando o caso e me aprofundando, afirmo hoje que o futsal FIFA jamais entrará, enquanto o futebol de salão precisa de longos anos de ressurgimento para tentar entrar no lugar de alguma outra modalidade que perca prestígio.

O Rúgbi demorou quase 100 anos para retornar, gozava da aliança política do presidente da IRB com o COI e ainda se estruturou de maneira incrível no mundo. A AMF está na mesma batida, enquanto a FIFA….ah! ela só pensa no futebol e se acha maior que o COI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário